FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

História da FIEP no Brasil - Parte II

(Publicado em 17 de setembro de 2011)

Em 1971 o Brasil mantêm-se na liderança mundial com o maior número de sócios e promoções culturais da difusão do MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, que foi difundido amplamente no território nacional. Por meio de publicações, impressões, etc.

Em 1980 é eleito no Congresso Mundial FIEP de Tunísia o Prof. Jacintho Francisco Targa (Porto Alegre/RS) representando o Brasil durante o período de 1980 a 1991, Vice-Presidente da FIEP para a América do Sul e o Prof. Herbert de Almeida Dutra de Belo Horizonte/MG (1980 a 1991) é o Delegado Geral da FIEP para o Brasil, mantendo a publicação do Boletim da FIEP e o surgimento de vários eventos da FIEP pelo Brasil.

Em 1975 surge os Eventos organizados pelo Prof. Ms. Vilson Fermino Bagatini, de Porto Alegre/RS, iniciou com o nome de Curso Nacional de Educação Física para Professores de Excepcionais e atualmente é conhecido como CIRCUITO CONESUL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA, realizado sempre em Porto Alegre/RS, Prof. Bagatini é o Delegado Regional do FIEP/RS e os eventos continuam até hoje sempre no mês de julho de todos os anos. Um dos eventos mais tradicional e melhor organização. Este é o Congresso mais antigo do Brasil.

Em 1981 a 1984 foram realizados na cidade de Cruz Alta/RS, Congressos Regionais de Educação Física, promovidos pela Faculdade de Educação Física – APROCRUZ e Diretório Acadêmicos, com a chancela da FIEP do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Nesta década os principais eventos da FIEP eram realizados em Porto Alegre/RS; Tramandaí/RS; Camboriu/SC; Florianópolis/SC; Cruz Alta/RS; Belo Horizonte/MG e Foz do Iguaçu/PR.

Em 1985 e 1986, realiza-se grandes eventos nas cidades de Florianópolis/SC e Camboriu/SC, através da organização do CEITEC coordenados pelo Prof. Nelson Carvalho Sales.

Em julho de 1986, em Porto Alegre/RS realiza-se o Circuito Nacional de Cursos Especiais no Área Psicomotora com a coordenação do Prof. Vilson Bagatini, Delegado da FIEP/RS, com lançamento de um livro, que consta uma homenagem ao Prof. Jacinto Francisco Targa.

Em Janeiro de 1986 surgem os CONGRESSOS INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E RECREAÇÃO na cidade de Foz do Iguaçu/PR pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn, sendo este o maior evento da FIEP não só no Brasil, mas em toda a América Latina e no Mundo, pela a qualidade organizacional e nível do evento. Eventos com uma participação de 2000 a mais de 3000 congressistas, Reuniões da FIEP, eventos paralelos, Feira, Lançamentos de Livros, sempre com a presença do Presidente mundial da FIEP. O Presidente da FIEP Mundial o Prof. John Andrews, participou do 1º até o 16º Congresso Internacional.