FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

História da FIEP no Brasil – Parte III

(Publicado em 1 de outubro de 2011)

Na década de 90, com a afirmação dos Congressos Internacionais de Foz do Iguaçu/PR, surgiram os outros eventos com: em Barretos/SP, com 4 eventos com um publico de 500 participantes e organizados pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho; Paulo Antonelli organizou 11 Seminários, com 700 participantes em média, na cidade de Palmas/PR junto com a Faculdade de Educação Física; na cidade de São Paulo o Prof. Almir Facchinato, realiza 4 Congressos com uma média de 750 participantes; em Fortaleza/CE, acontece 5 Congressos Regionais da FIEP com 650 participantes através dos Delegados João Jackson Silveira e Ricardo Barreto; em Salvador/BA com 4 Convenções de Fitness; Matão/SP e Meeting de Basquetebol; em Erechim/SC 4 Seminários; Dourados/MS e em Maceió/AL, sob a coordenação da profª Albanize Bonfim surge os Congressos da FIEP no Nordeste.

Em Foz do Iguaçu realizou-se nesta década, dois Congressos Mundial da FIEP , em 1991 com 16 paises presentes, sendo nesta oportunidade lançado pelos Correios o Brasil um selo Comemorativo, sendo este o 1º selo postal referente a FIEP. O Sr Artur Coimbra – Zico Secretario de Esportes da Presidência da República do Brasil, fez a Palestra de abertura e obliterou o selo comemorativo ao Evento. O 2º Congresso Mundial da FIEP em 1995 com 19 países presentes.

Em 1992, o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, (1992 a 1999) foi nomeado Vice presidente da FIEP para a América Latina; o Prof. Almir Adolfo Gruhn (1992 até hoje) assume a Delegacia Geral da FIEP no Brasil.

Em 1996 a FIEP do Brasil em conjunto com a Universidade do Estadual do Vale do Acaraú – Sobral/CE, realiza-se a 1ª Pós Graduação com a Chancela da FIEP, com participação de 7 estados e coordenação dos Delegados da FIEP João Jackson Silveira e Ricardo Barreto; Delegado do Brasil Almir Gruhn esteve presente no encerramento do curso. Neste ano a FIEP foi acessada a Internet e atualmente consta com diversos site.

Em 1997 durante o 12º Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu, foi criado o CONSELHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MERCOSUR, com a participação efetiva dos Delegados da FIEP que representam seus países. É formada a primeira Diretoria, composta pelos representantes da Argentina, prof. Jorge Díaz Otañez (Eleito Presidente), do Brasil, Prof. Almir Adolfo Gruhn, de Uruguai, Prof. Raúl Lorda Paz, de Chile, Profª Adela Díaz Carrasco, de Paraguai, Prof. Luciano Toledo Mendoza, de Bolívia, Prof. Edgar Ceballos Burgoa e de Peru, Prof. Camilo Menje.

Em 1999, comemora-se os 50 anos da FIEP do Brasil, durante o 14º Congresso Internacional da FIEP em Foz do Iguaçu, com 1539 participantes de 11 países. Na Abertura solene deste Congresso, aconteceu a Posse dos 1º membros do CONFEF – Conselho Federal de Educação Física do Brasil, além da posse, houve plenária do Conselho Federal e uma grande mobilização dos profissionais em torno do seu Conselho Profissional, através de uma Lei Federal sancionada pelo Presidente da República.