FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

História da FIEP no Brasil – Parte IV

(Publicado em 15 de outubro de 2011)

Novo milênio, ano 2000, iniciou-se a Década com o Congresso Mundial da FIEP em Foz do Iguaçu/PR, no período de 9 a 13 de janeiro de 2000, com 1968 participantes de 18 países. Na Assembléia Geral da FIEP Mundial o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino(RJ) é eleito Presidente Mundial da FIEP – Mandato 2000/2004 e a diretoria mundial é composta com os Brasileiros: Prof. Almir Adolfo Gruhn(PR) – Secretário Mundial e o Prof. Paulo Ernesto Antonelli (PR) com Tesoureiro Mundial.

Durante o evento é lançado o MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP/2000, organizado pelo Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino; Manifesto que após 30 anos amplia o conceito de Educação Física depois de entendê-la como direito de todos. Este documento ainda mostra que a Educação Física agora, além das interdependências com a Educação será uma Educação para a Saúde e para o Lazer, através do desenvolvimento de estilo de vida ativo das pessoas. Neste ano surge o Congresso Científico Latino-Americano da FIEP/UNIMEP, realizado na cidade de Piracicaba/SP, evento científico acontecerá de dois em dois anos. Também surgiram eventos em Itaúna/MG; Jundiaí/SP; Goiânia/GO; Belo Horizonte/MG/ Monte Claros/MG; Imperatriz/MA e apoio em Teresina/PI e Fortaleza/CE.

Em 2002 realiza-se em Foz do Iguaçu/PR o 1º Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul (www.congressofiep.com/mercosul), evento que acontecerá paralelamente ao Congresso Internacional da FIEP, numa promoção e organização do CONFEF, sob a coordenação do Prof. Carlos Alberto Oliveira Garcia, de Porto Alegre/RS.

No ano de 2003, comemorou-se os 80 anos da FIEP MUNDIAL, iniciando no 18º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP de Foz do Iguaçu/PR, com 2388 participantes de 14 países. A FIEP Mundial realizou sua Assembléia Geral e um Jantar comemorativo aos seus 80 anos de Atividades da FIEP. Na oportunidade Dr. Manoel José Gomes Tubino, fez uma palestra dos 80 anos da FIEP. A Sessão Científica do Congresso recebeu 553 trabalhos. Foi lançado a logomarca oficial dos 80 anos da FIEP, sendo impresso em Cartaz dos 80 Anos da FIEP, Decalques, camisetas e um Troféu comemorativo recebido por todos os presentes no Jantar da FIEP.

No ano de 2004, realiza-se o 19º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu/PR, com 3291 participantes de 13 países sendo 402 do exterior e paralelamente ao evento realiza-se o 1º Congresso Brasileiro Científico da FIEP (www.congressofiep.com/cientifico), que recebeu 1086 trabalhos sendo aprovados 863 trabalhos, com publicação em duas Edições Especial da Revista da FIEP. Também realiza-se o 4º Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul – Coord. Pro. Carlos Alberto Oliveira Garcia (RS) e o 1º Seminário de Legislação Desportiva – Coord. pelo Prof. Dr. Alberto Puga (AM). A FIEP do Brasil ofereceu um Jantar aos Delegados e convidados especial, num, total de 160 participantes.