FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Efeito do Ruído na Saúde do Ser Humano

(Publicado em 31 de dezembro de 2011)

http://miniquim.wikispaces.com/8%C2%BAE+-+Som+e+Luz+-+Polui%C3%A7%C3%A3o

O Ruído age sobre o organismo humano de várias maneiras, prejudicando não só o funcionamento do aparelho auditivo como comprometendo a atividade física, fisiológica e mental do indivíduo a ele exposto. Sabe-se que ruídos acima de 60 decibéis (Db), são prejudiciais aos seres humanos, ocasionando extremo desconforto, proporcionando problemas de concentração e resultando em alterações fisiológicas.

A Legislação Brasileira estabelece que os trabalhadores podem ficar expostos a ruídos de, no máximo,até 85dB(A) durante sua jornada de trabalho diária de 8 horas, onde níveis acima desse patamar começam a surgir riscos para a saúde dos trabalhadores.

Efeitos Fisiológicos do Ruído no Ser Humano

Várias pesquisas experimentais revelaram que a exposição a níveis elevados de ruído por um curto período de tempo, pode desencadear respostas cardiovasculares semelhantes às que ocorrem no estresse agudo, com aumento da freqüência cardíaca e da pressão sangüínea, mediado pelo aumento da resistência vascular periférica. Em animais, já se demonstrou que este aumento agudo da pressão sangüínea, ocorrendo repetidamente, pode tornar-se uma alteração permanente devido à hipertrofia da musculatura lisa dos vasos sangüíneos periféricos, levando à hipertensão arterial. Estudos epidemiológicos vêm avaliando a associação entre exposição ocupacional a ruído e hipertensão.

Efeitos do Ruído na Produtividade

O Ruído prejudica não só a produtividade, mas atua diretamente no sistema neurovegetativo nas horas de folga, no sono, afetando a saúde e bem estar, favorecendo o surgimento de doenças. Assim Considerando os danos causados às pessoas expostas ao ruído excessivo, torna-se necessário adotar medidas de proteção à saúde, visando reduzir ao máximo a intensidade da pressão sonora nos ambientes de trabalho. Neste sentido a ergonomia exerce uma função fundamental de contribuir na construção de postos de trabalhos e produtos ergonômicos que possam amenizar os efeitos do ruído, principlamente na construção de protetores auriculares eficientes e confortáveis.