FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Apresentando as Regras de Futebol

(Publicado em 12 de agosto de 2011)

Eu sou o Prof. Vilson Bagatini, ex atleta profissional de futebol, pelo E.C. juventude e G.E. Flamengo, ambos de Caxias do Sul, Sport Clube Uruguaiana, G. E. Brasil de Pelotas e finalmente E.C. Encantado. Após largar o futebol, onde joguei por 5 anos de 1964 até 1968, quando larguei o futebol e mudei-me pra Porto Alegre, onde fui estudar Educação Física e complementei com mais 4 cursos superiores e um Mestrado em Educação na Universidade de Paris-França.

Prof. Vilson Bagatini

Comecei a estudar o curso superior de Educação Física na ESEF da UFRG e paralelamente freqüentei o curso de arbitragem de futebol e apitei durante 26 anos, na FGF, CBF e FFF.

Como era um professor, com mais formação didáticas, sempre fui convidado para ministrar aulas nos cursos de arbitragem de futebol na Federação Gaucha de Futebol.

FIFA

Muitos foram os meus alunos que se tornaram bons árbitros de 1970 até 1996, quando larguei a arbitragem, mas continuei como Diretor Técnico do Sindicato de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul, percorrendo as diversas sub sedes pra proferir palestras e deixar todos os árbitros atualizados.

Neste meio tempo posso citar como alunos ilustro o Carlos Eugênio Simon (ter copas do Mundo), Leonardo Gaciba (5 vezes o melhor do Brasil), entre muitos outros de muito bom nível e de destaque nacional.

O nosso objetivo hoje é apresentar as 17 regras de futebol, sem esmiuçar muito, apenas fazer uma apresentação geral, pra nos próximos trabalhos poder relatar regra por regras e contar fatos curiosos sobre essa longa carreira militando dentro do contexto da arbitragem de futebol.

Vocês sabiam que as regras de futebol são iguais pra todos os mais de duzentos países que existem no mundo? Onde quer que seja, todos praticante deste esporte, obedecem as mesmíssimas regras, não tendo exceção pra ninguém, quando se tratando de competições oficias, sob a jurisdição da Federação Gaucha de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol e Federation Internationale de Football Association – FIFA.

As regras de futebol são compostas de 17 regras, onde podemos dizer que a 18º é a regra do bom senso utilizada pelo árbitro conforme as SUS aplicações, momento, local etc. etc.

Todas as sete primeiras regras são aplicadas antes de iniciar uma partida de futebol, todas acontecem e existem fora do campo de jogo.

Vamos procurar descrever essas sete regras, dando uma pequena ilustração sobre cada uma delas.

Regra nº 01 – CAMPO DE JOGO – Não pode haver a realização de uma partida de futebol se não tiver o campo de jogo – tudo o que se refere ao campo de jogo, terreno, marcações, goleiras, seguranças está escrito dentro desta regra de numero 01.

Regra nº 02 – A BOLA – É impossível de se jogar uma partida de futebol, se não tiver a bola. Ao referirmos a bola, tamanho, peso, pressão, material que são confeccionadas, impermeabilização, marcas e… todos os detalhes estão na regra numero 02.

Regra nº03 – NÚMERO DE JOGADORES – Se não tiver um certo número de jogadores, é impossível de se jogar uma partida de futebol. Portanto, pra definir o numero de jogadores, quantidade máxima e mínima, categorias e condutas de cada um está na regra nº03.

Regra nº04 – EQUIPAQMENTO DE JOGADORES – Nesta regra especifica, trata-se de todos os detalhes sobre o que pode ou não pode utilizar um jogador de futebol, de equipamentos sem ser proibido, perigoso, para si e para o adversário. Tudo sobre equipamento dos atletas está relatada na regra nº04.

Regra nº05 – ÁRBITRO – Esta regra fala sobre o homem mais importante de um jogo de futebol, sem este é impossível de sair uma partida oficial, pois este homem está escalado pra dirigir, administrar e fazer sair o jogo, sem ninguém poder burlar e levar vantagem durante o transcorrer do tempo desta partida. Todos os itens falando sobre este que já foi chamado de Juiz de futebol, agora definido como árbitro de futebol, esta escrito na regra 05.

Regra nº06 – ÁRBITRO ASSITENTE – Até há pouco tempo era chamado de bandeirinha, auxiliar e mais dois fazendo parte do trio de arbitragem. Hoje definido como Árbitros Assistentes, pois são dois, um em cada linha lateral do campo e ainda temos o reserva e mais atualmente mais dois auxiliares de golo, para constatar se a bola entrou ou não entrou na linha do golo. Portanto. Tudo que falar sobre os árbitros assistentes está relatado na regra nº06.

Regra nº07 – DURAÇÃO DA PARTIDA – Sempre que se inicia um jogo de futebol temos que saber quanto tempo vai durar esta partida, tempos de descanso, tempos de acréscimo e perda de tempo, enfim… Tudo o que falar e estabelecer sobre o tempo, nas diferentes categorias está escrito na regra numero sete… Portanto, estamos chegando na última regra que precisamos pra realmente começar uma partida de futebol. Se voe saber tudo sobre estas sete regras e cumpri com tudo o que está escrito, provavelmente, ou com certeza, você não terá nenhuns problemas durante esta partida, durante o torneio, durante um campeonato ou qualquer outro espaço que for jogado em qualquer parte do mundo, somando-se os mais de duzentos países, nos cinco continentes, falando, não importa que idioma, qualquer que seja sempre irão se entender, pois as regras são exatamente iguais para todos…