FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Dicas de Manutenção de Ventiladores - Parte II - Climatizadores Ambientais

(Publicado em 7 de janeiro de 2012)

Olá colegas profissionais de Educação Física e donos de academias, clubes, associações, grêmios, condomínios e clínicas de fisioterapia.

Nesta edição falarei sobre Climatizadores Ambientais um novo sistema e grande aliado na ventilação forçada em lugares que o pé direito (altura do teto) é acima de 3,5m de altura.

Climatizadores Ambientais

Climatização Ambiental por Névoa Evaporativa é um sistema inovador de redução de temperatura 100% ecológico. Utiliza água filtrada, pulverizada sob alta pressão, através de bicos aspersores especiais e ultrafinos criando uma névoa composta de bilhões de micro-gotículas de água (10 microns). A névoa ao flutuar no ar, produz um considerável resfriamento do ambiente (a evaporação de 1 litro de água propicia um efeito de resfriamento equivalente a 7 Kg de gelo).

Quando ½ litro de água passa do estado líquido para o estado de vapor consome 1,160 BTUs de calor. Um bom exemplo de névoa evaporativa é o efeito do nevoeiro durante o verão que, em contato com o corpo, provoca aquela sensação de frescor na pele.

O sistema está dimensionado para o resfriamento de médios e grandes ambientes, abertos ou semi-fechados, em locais quentes, secos e até mesmo com umidade relativa moderada. Ótimo para o conforto das pessoas, animais, proteção de equipamentos, etc.

A redução da temperatura é proporcional à umidade relativa do ar no ambiente. Quanto mais baixa a umidade relativa do ar no ambiente, mais micro-gotículas serão evaporadas e, consequentemente, mais calor será removido do ambiente.
A tabela abaixo mostra o potencial de resfriamento em diferentes níveis de temperatura e umidade relativa durante o dia.

Para calcular o efeito do resfriamento no ambiente, encontre, na coluna vertical, a umidade relativa e, na coluna horizontal, a temperatura externa. Descendo até a interseção com a umidade relativa, verificar-se-á o potencial de decréscimo(C) da temperatura.

Exemplo:
> Umidade Relativa= 60 %
> Temperatura Externa = 38º C
> Teremos um potencial de decréscimo de 10º C, ou seja, a temperatura pode decrescer até 28º C.

obs.: mede-se a temperatura externa com termômetro normal.

mede-se a temperatura interna com termômetro de bulbo úmido.

Importância do controle da temperatura

A temperatura do corpo humano é 36º C. Quando o calor excede, o calor radiante busca uma superfície mais fria, então o corpo humano absorve essa radiação provocando desconforto. Com a redução do calor radiante podemos:
Estabelecer o conforto térmico do ambiente e das pessoas;
Aumentar a vida útil dos equipamentos;
Reduzir o efeito da expansão e contração das telhas nos galpões;
Aumentar a produtividade e acuidade mental dos funcionários e alunos, diminuindo
os afastamentos por stress e descuidos causados pelo desconforto térmico.
Já existe uma conscientização dos prejuízos ocasionados pelo calor excessivo que diminui a produção, erros de processamento, absentismo e acidentes de trabalho.

Climatizadores: Banda larga ou Banda estreita

A grande vantagem do sistema de ventiladores com deslocamento de ar em banda larga é para obtenção de uma imediata dispersão da névoa no ambiente. Com este sistema as micro-gotículas não se aglutinam e se empalham completamente facilitando, assim, a dispersão da névoa.
Observe-se que, nos outros sistemas que utilizam exaustores com a função de ventiladores, o deslocamento do ar se faz em banda estreita não sendo essa tecnologia a adequada devido às micro-gotículas se aglutinarem tornando-as densas e dificultando, assim, a dispersão da névoa no ambiente.

Exemplos:

A foto mostra o Climatizador com o deslocamento de ar em banda larga espalhando a névoa evaporativa com ampla dispersão.

A foto mostra um sistema com exaustor utilizado com a função de ventilador que, por comprimir o ar entre as paredes da carcaça, passa a ter banda estreita de deslocamento, dificultando, assim, a dispersão das partículas de ar.

Benefícios do Sistema

• Redução do Calor, aumentando significativamente o conforto das pessoas;
• Redução da Poeira em suspensão;
• Redução de Odor;
• Redução de Gases;
• Controle da Eletricidade Estática;
• Aumenta a umidade e a qualidade do ar no ambiente, beneficiando a respiração
• Aumento da eficiência dos meios produtivos;
• Prolonga a vida útil dos equipamentos que trabalham em regime de superaquecimento;
• Por ser névoa produzida via água filtrada, pode ser utilizada de forma segura, sem receio;
• Baixo custo de instalação;
• Baixo consumo de energia;

Aplicações: Área Comercial

O sistema proporciona um ambiente agradável aos consumidores, visitantes, funcionários e alunos tornando-o mais atrativo sendo que os funcionários estando mais dispostos, atendem melhor os clientes. O sistema pode ser utilizado em:

Academias de Ginástica e Musculação, Clínicas de Estéticas, Clínicas de Fisioterapias, Quadra de Esporte, Ginásio de Esporte, Estádios Poli Esportivos; e vários outros tipos de comércio.

Observação:

O Sistema de Climatização Ambiental na sala de Musculação poderá afetar os aparelhos podendo haver um acúmulo de gotículas de água provocando assim alguns pontos de ferrugem, portanto deverá aumentar a manutenção preventiva secando-os todas as noites antes de fechar a academia e passando cera automotiva ou produtos similares que contenham silicone em sua formulação uma vez a cada 20 dias. Essa manutenção vai aumentar a via útil dos seus aparelhos.

A Manutenção Preventiva e a Tabela de Defeitos e Procedimentos são igual a dos Ventiladores parte 1 publicada na edição anterior.

Contato para curso e palestra: Prof. Almir Diógenes Facchinatto CREF 0019-G/SP
(11)3906-0860 / (11)9712-1060 Diretor Comercial da OUTFITmixx , Delegado Regional da FIEP-SP
Mande suas sugestões, críticas e perguntas e-mails: prof.almirdf@hotmail.com,fiep.sp@ig.com.br

COMPARTILHAR: