FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Já praticou seu Pilates hoje?

(Publicado em 12 de agosto de 2011)

Pense em um exercício físico que trabalha com poucas repetições, tensão de molas no lugar de pesos e em aparelhos completamente diferentes. Este exercício existe: é o MÉTODO PILATES, criado por Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), que considera o corpo e a mente uma unidade. Nascido na Alemanha, foi uma criança frágil e doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Dedicou-se à melhora de sua condição física, praticando mergulho, esqui, ginástica e boxe. Autodidata, estruturou seu método a partir dos princípios do Yoga, artes marciais e dos movimentos dos animais. Segundo Joseph Pilates, o exercício físico é o primeiro requisito da felicidade.

O Pilates é composto de uma série de exercícios praticados no solo e em aparelhos próprios, numa espécie de coreografia de ângulos exatos que, sustentada na respiração e na contração do abdômen, tem o objetivo de flexibilizar e fortalecer os músculos que sustentam a coluna e definem a postura.

Já praticou seu Pilates hoje?

O Aluno inicia a prática de Pilates com exercícios básicos e pequenas amplitudes de movimentos. Com o passar das aulas, outros exercícios são acrescentados respeitando as necessidades, habilidades e limitações de cada um. Segundo as linhas que seguem o modelo clássico do método, existem mais de 500 exercícios divididos em quatro níveis de dificuldades, desde o básico passando para o intermediário, avançado e super avançado.

As aulas são realizadas de forma individual, isto é, um instrutor com um aluno. Têm duração de uma hora e podem ser dirigidas por Educadores Físicos, Fisioterapeutas e profissionais da Dança formados nos seus devidos cursos superiores.

O Pilates é altamente recomendado a pessoas que têm problemas nas costas por má postura e também para aquelas que procuram um exercício físico diferente. Também é recomendado para jovens, adultos e idosos, atletas e sedentários, gestantes (com liberação médica) e principalmente para pessoas que querem adquirir um corpo saudável, uma mente saudável e uma vida saudável.

Entre os principais benefícios, podem-se destacar mudanças corporais estéticas, redução dos índices de gordura, alívio do estresse e dores crônicas, aumento da capacidade cardiovascular e respiratória, alinhamento e consciência corporal, correção postural, melhora do sono, aumento da densidade óssea, melhora da força e flexibilidade muscular e melhora da mobilidade articular.

O Educador Físico Rafael Bagatini, especialistas no Método Pilates, com formação em Porto Alegre pela Escola de Pilates-Condicionamento Físico e Mental durante o período de dois anos e pela Power Pilates de Nova York. Eles ressaltam a importância do atendimento personalizado a pessoas que apresentam diagnóstico relacionado à coluna e à saúde geral, e através disso desenvolver um programa específico, considerando as necessidades de cada indivíduo.

Para maiores informações, consulte o site http://www.controlrg.com.brrafael.bagatini@terra.com.br ou pelos telefones (54) 3538-2334 (54)9128-0555.

PRATIQUE PILATES, CONQUISTE SAÚDE!