FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Melhore sua Postura com Pilates

(Publicado em 9 de setembro de 2011)

O Método Pilates é um sistema de exercícios que trabalha força e flexibilidade coordenando movimentos com a respiração. Com a sua prática regular, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.

Boa postura é também prevenção. Se você tiver uma postura deficiente, seus ossos não estarão alinhados corretamente e seus músculos ficarão mais tensos do que o normal. A má postura pode causar a fadiga, tensões musculares e a dor.

Uma boa postura é importante porque ajuda seu corpo a funcionar na maior velocidade possível. Promove a eficiência do movimento e resistência, contribuindo para uma sensação de bem estar.

O primeiro passo para melhorar sua postura é desligar o botão do piloto automático e começar a reparar em como você senta, dorme, anda, pára no elevador, etc.

De certa forma quando se fala em dores nas costas, a população divide-se em três grupos: Aqueles que tiveram problemas na coluna vertebral, aqueles que têm problemas na coluna vertebral e aqueles que terão problemas na coluna vertebral. Uma das queixas mais comuns da população é a lombalgia (dor na região lombar da coluna), segundo a Organização Mundialda Saúde cerca de 80% dos adultos terão pelo menos uma crise de dor lombar durante a sua vida, e 90%destes apresentarão mais de um episódio devido principalmente a uma má postura.

A lombalgia é a causa mais comum de falta no trabalho nos países desenvolvidos. Muitos dos problemas nas costas são provocados por fraqueza dos músculos abdominais, que não conseguem sustentar adequadamente as costas, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais.

O aluno Fábio Leites de Lima (foto), 16 anos, pratica Pilates duas vezes por semana a mais de dois anos e fala sobre o método: “O Método Pilates foi de grande auxílio em minha vida, proporcionou uma melhora na minha postura e fortaleceuos músculos do meu corpo, o que me deu uma melhora nas atividades do dia-a-dia.

Para fortalecer os músculos abdominais, melhorando a postura e aliviando a pressão nas costas, é preciso substituir padrões repetitivos e nocivos na postura e nos movimentos por outros mais seguros para o organismo. Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da autoconsciência do corpo.O métodoPilates foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos.

O foco principal do Método é a casa de força (Power House), como Joseph Pilates denominava. É uma região que compreende grupos específicos de músculos anteriores e posteriores da linha dos ombros até a linha na metade das coxas. Os exercícios do Método Pilates concentram-se em fortalecer este centro, visando estabilizar o tronco e proporcionar uma melhora da postura, além de cooperar na prevenção de dores e outros males.

Se você tem dificuldade em manter uma boa postura, talvez o problema não seja sua falta de vontade, e sim algumas estruturas musculares, articulares e também comportamentais que afetam e não deixam você evoluir para uma postura melhor.

O nosso corpo dá sinais claros da nossa saúde, basta apenas ouvi-lo. “Na maior parte do tempo, estamos pensando no que precisamos fazer no dia seguinte ou no que fizemos ontem. Raramente, paramos para focar no que está acontecendo agora, neste instante. E isso significa prestar atenção no nosso corpo também”, observamRafael Bagatini eGissele De Cesaro, professores de Pilates, em Caxias e Farroupilha. “A prática do exercício físico é fundamental, mas precisamos mudar alguns hábitos que interferem numa melhora mais rápida da nossa saúde”.

Portanto, não perca mais tempo !!! Faça um exercício físico e melhore sua qualidade de vida !!!