FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Manifestações Culturais e a Educação Física

(Publicado em 29 de agosto de 2011)

O texto reverencia as manifestações culturais adentrando especificamente as danças folclóricas, na qual trabalhamos o desenvolvimento do conhecimento do próprio corpo e a relação dele na dança folclórica de uma determinada região, mas para isso precisamos entender o que é cultura. Segundo o dicionário Aurélio Cultura é 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. Cultivo. 3. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade: civilização. 4. O desenvolvimento de um grupo social, uma nação, etc., que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores; civilização, progresso”.

As regiões, o seu respectivo povo mostra sua tradição, valores, costumes, hábitos isto é uma manifestação cultural.

As manifestações culturais mostram a riqueza de um povo, diante disto, como educadora trabalhamos as danças folclóricas, mostrando a riqueza da dança e sua tradição dentro de um povo.

Para compreendermos a importância da dança folclórica no processo de construção e formação do indivíduo em sociedade, faz – se necessário ainda, que de maneira tímida, realizar uma breve abordagem sobre o conceito de folclore e sua importância histórica.

Segundo Giffoni (1951), a palavra folklore (folclore) foi publicada pela primeira vez no dia vinte e dois de agosto de 1846, sendo derivada da fusão da palavra folk, que nos dialetos anglo-saxônicos quer dizer povo, e lore, no sentido do saber, isto é, no sentido tradicional do saber do povo. A cultura é uma dimensão da realidade social, a dimensão não-material, uma dimensão totalizadora, pois engloba os vários aspectos da realidade do qual são construídas pelas ações dos próprios homens.

A educação física nesta abordagem de trabalho, traz as manifestações culturais de um povo. E é ampliado e favorecendo mostrados na dança folclórica.

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos.

Referências

AURELIO, O mini dicionário da língua portuguesa. 4ª edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7a impressão – Rio de Janeiro, 2002.
ARAÚJO, Alceu Maynart. Cultura Popular Brasileira, 3 ed, São Paulo: edições melhoramentos, 1977.
GIFFONI, Maria Amália Corrêa. Danças folclóricas brasileiras e suas aplicações educativas. 3ed, São Paulo: melhoramentos, Brasília, INL 1973.
OLIVEIRA, Maria Goretti Rocha. Danças populares como espetáculo público no Recife, 1993.

 

Autoras:

Nilvana do Socorro Gaspar Rocha
Professora da Rede Municipal de Educação de Belém. Graduada em Pedagogia.

Rosa Maria Alves da Costa
Professora de Educação Física. Esp. em danças folclóricas, Esp. em recreação e Delegada FIEP/PA.