FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Memória do Esporte e Lazer

(Publicado em 15 de setembro de 2011)

A nossa vida profissional com quase 4 décadas, na qualidade de Profissional de Educação Física e jornalista, tem nos mostrado de que não temos memória no esporte. Por isso em Santa Maria, com o patrocínio da Lei de Incentivo do nosso Município, estamos realizando, através do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer – CAEL/SM, um Projeto que visa suprir essa carência na história do esporte e lazer de Santa Maria.

Alô amigos, já estamos tendo uma intimidade, através das colunas que a FIEP BRASIL está editando, com isso oportunizando este convívio literário, através da internet. É muito bom, louvável e também registra uma contribuição para a documentação e história de nossa área. Além de nos valer dos temas abordados, passamos a conhecer mais os estudos desenvolvidos pelos nossos colegas Profissionais de Educação Física e trocarmos experiências em áreas afins. Pena que nós da COMUNICAÇÃO ESPORTIVA não temos tido ainda, colunas com abordagem social, jornalística e mais investigativa.

O tema dessa nossa terceira coluna é a MEMÓRIA DO ESPORTE E LAZER. Já disse um poeta de que uma vida sem memória é uma vida morta. Complementamos ainda, neste mesmo caminho, de que uma idéia sem ser colocada em prática, também não tem valor. Por isso tivemos a idéia de registrar os feitos do esporte de nossa Cidade e graças a Deus, temos vencido barreiras e levamos em frente o Projeto. Em termos de registros não temos dificuldades, pois já trabalhamos na área da documentação, como jornalista esportivo.

Com o advento da Lei de Incentivo ao Esporte no Município de Santa Maria, a nossa experiência na promoção de eventos e realização ,há 20 anos, do TROFEU DESPORTIVO CIDADE DE SANTA MARIA, prêmio com certificados e troféus aos melhores do esporte, atividade física e saude: atletas, técnicos, dirigentes, Profissionais de Educação Física e entidades fizeram com alinhássemos uma idéia antiga, que tem como entidade promotora, o Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria – CAEL/SM, do qual somos presidente.

O projeto MEMÓRIA DO ESPORTE DE SANTA MARIA consta da produção de livros que contem a história do esporte da cidade ( estamos no segundo volume. O primeiro foi O ESPORTE DE SANTA MARIA NO PÓDIO e já em andamento, com lançamento no dia 23 de novembro tem o nome de SANTA MARIA SOB O OLHAR DA MIDIA ESPORTIVA) e depois estaremos publicando livros específicos dos esportes; preparar um acervo esportivo e culminar com criação de um MUSEU DO ESPORTE DE SANTA MARIA.

FIEP NO CAMINHO – A visão administrativa e a sensibilidade do nosso presidente ALMIR GRUHN tem dado uma dinâmica muito peculiar a FIEP e com isso passado para nós um grande exemplo, pois sempre tem a preocupação da documentação. Isso está palpável aos nossos olhos, profissionais de Educação Física. Esse trabalho está respaldado na sua equipe, que conta com a sua esposa, a grande professora BERNADETE e assessoria e com o seu filho CHRISTHIAN GRUHN, especialista na área do marketing. Falamos do evento CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA e a CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP instalados em Foz do Iguaçu.

A CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA da FIEP está num prédio de dois andares, com uma infra-estrutura que suporta desde um salão para festas, auditório e salas. A história da Educação Física do Brasil está sendo documentada.

Mas a FIEP vai mais longe, dentro de seus objetivos de difusão, documentação, e integração, criou o projeto PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA FIEP SEM FRONTEIRAS, com um grupo de Profissionais de Educação Física, que ministra cursos, palestras, premia os destaques da Educação Física por onde o Projeto passa, reconstituindo a história da Educação Física e integrando as Instituições da Educação Física, privadas e públicas, Órgãos Governamentais do Esporte em todo o país e na América. O projeto SEM FRONTEIRAS que iniciou em 2007, na América Central continental, estendeu-se em 2008 a 2011, passando em todo o norte, nordeste e centro-oeste brasileiro. Em 2012 será o sudeste e 2013, o sul. A culminância no Brasil acontecerá em 2014, no Rio de Janeiro, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos.

Amigos, talvez a nossa vivência na área do esporte e na comunicação social tenha facilitado o trabalho no resgate da história do esporte, no entanto, podemos afirmar que é possível de que isso venha acontecer também em seus municípios. Busquem parcerias e se precisarem de nós, podem contar. Fiquem com Deus.

Até a próxima.