FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

O Pódio nos Espera

(Publicado em 27 de setembro de 2011)

“Seja Feita a Vontade do Senhor”. Amigos é inegável que nós como seres humanos, constituídos de corpo, espírito e alma, mas com diferenças individuais; tenhamos pensamentos, idéias, atitudes e posições diferentes. Acreditamos que elas acontecem durante a nossa vida, por isso devemos estar preparados ao longo dessa caminhada. Sabemos que para o SENHOR há tempo para tudo e seja feita a sua vontade.

Voltamos com a nossa coluna SAUDE PELA PRÁTICA, nesta quarta veiculação, para falar, com muita coragem, sobre nós. Quem nos acompanha pela FIEP, pelo nosso blog, já sabe, que no decorrer do mês de agosto, realizamos uma série de exames, devido a uma dor que sentimos, quando de um esforço mais fortuito. Os exames gerais prescritos por uma colega Profissional de Educação Física e Médica, especialista em Medicina Esportiva – ENIO ANTONIO FRASSON, acusaram a pressão um pouco alta, 16×10 e os demais bons, mas para maior segurança, passamos a investigações do coração por um especialista. Fizemos eletro, esteira, cintilografia ( repouso e stress) e o cateterismo..

Nosso cardiologista, Dr. Moacir Alves, com a peculiaridade de um profissional, mediante outro profissional, com a maior naturalidade, apresentou-nos o resultado do cateterismo, em seu consultório. Na sua exposição, disse que somos assintomático (aparentemente não apresentamos sintoma de cardíaco), de aparência jovial, mas estamos com o coração complicado, que não suporta, não é aconselhável colocar redutores (stent), e que o melhor, o mais evidenciado e com resultado deva ser a operação do coração. Tem paredes calcificadas, sendo que uma apresenta ponto de maior severidade, isso na coronária esquerda; coronária direita tem trajeto normal; ventrículo esquerdo com contração normal; estenose severa em ramo marginal principal e estenose severa em ramo descendente posterior.

Então, mãos à obra, com fé no Poder do SENHOR DEUS e na ciência. Encaminha-se para a operação, com internação no dia 25 de setembro e a cirurgia no dia 27, ficando uns 6 dias no hospital de Caridade de Santa Maria.

Aí, vocês perguntam: – Como está o CLERY? Mentiria se dissesse que estou normal, mas sincero em dizer novamente SEJA FEITA A VONTADE DO SENHOR DEUS. Uma coisa me foi estranho, por que nunca me passou na cabeça de ter problema de coração. Um alerta, cada vez mais, prevenção, cuidados alimentares, sempre. E aquele dito pela maioria, de que comigo não acontece, isso… Acontece sim, por isso é muito bom estar preparado, com CRISTO NO CORAÇÃO.

Em termos da cirurgia, sempre tivemos conosco uma posição: Se tivermos a chance de 0,01 por cento faça-se. Como o nosso caso, segundo o Dr. Moacir esse tipo tem sido exitoso e que os casos de morte não passam de 1% (um) por cento. Vamos para linha de partida, esperar o apito de largada e ação, esperando passar a linha de chegada para subir o pódio, com aplausos da arquibancada.

MANIFESTAÇÕES – Temos recebido muitas. Entre elas, destacamos de Angelo Giacomini, nosso colaborador, correspondente de Londres: “Caro amigo Clery. Tenha fé em Deus que tudo dará certo. A vida por vezes nos impõe provações e barreiras a serem superadas, mas tu és um homem forte de corpo e de alma, e sairá dessa vitorioso e cheio de orgulho por ter superado mais essa dificuldade com bravura.” Luiz Celso Giacomini, colega da Educação Física: “Claro que fiquei apreensivo, mas por outro lado, também confiante, pois tua fé e tua determinação te levarão à vitória e este teu bom coração irá prevalecer para a vida, assim Deus irá proceder contigo. Meu carinho, admiração e minha torcida, pois estarei empunhando a bandeira de tua saúde.” Almir Gruhn, colega de Fóz do Iguaçu: ”Com a fé que tens e a coragem de um gaúcho, com certeza estará em breve recuperado e continuará no nosso convívio em Fóz no mês de janeiro, no Congresso e em abril, no sudeste do Brasil com os Professores Sem Fronteiras.” Enio Frasson, Professor de Educação Fisica e médico: “Clery vai tranqüilo, mantém os cuidados, a equipe é qualificada, portanto confiável. Tu sabes quem está falando é porque conhece. Depois eu vou te tratar.”