FIEP Brasil

Notícias

Traduzir   Contraste   A+

Congresso da FIEP em Foz (Uma história de 27 anos)

(Publicado em 9 de janeiro de 2012)

Em janeiro do ano de 1986, portanto ainda no outro século, o visionário gaúcho da cidade de Cruz Alta, professor ALMIR GRUHN e equipe realizaram o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E RECREAÇÃO em Foz do Iguaçu-PR. Já neste primeiro ano, contou com a presença do presidente mundial da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, o inglês JOHN ANDREWS, o vice-presidente Mundial, o gaúcho Jacintho Targa, vice-presidente da América Latina, Jorge Otanez e o delegado do Brasil, o mineiro Herbert Dutra. Neste período, com a morte de John Andrews, foi eleito presidente da FIEP Mundial, o brasileiro José Gomes Tubino e por sua vez, também com o seu falecimento, em 2009, na qualidade de secretário geral da FIEP ALMIR GRUHN assumiu a presidência mundial.

O evento no primeiro ano já alcançou a participação de 996 acadêmicos e professores de Educação Física do Brasil e de vários países da América. De 1986 até 2012, vários eventos paralelos foram realizados e chega a Record participação de mais de 50 mil pessoas. A edição deste ano acontece de 14 a 18 de janeiro.

Amigos, a nossa décima coluna para a FIEP BRASIL faz registro do nosso tradicional Congresso de Educação Física da FIEP em Fóz. Dizemos nosso, porque fizemos parte da equipe do ALMIR, grande ALMIR, grande BERNADETE e hoje também grande CHRISTHIAN, que é um produto do Congresso e hoje é um dos esteios do evento, indiscutivelmente reconhecido por todos. Neste contexto de nomes importantes do CONGRESSO, não poderíamos deixar de citar PAULO ANTONELLI, do Paraná, hoje atuando em Ouro Preto, Minas. Nós, além de apresentador com o ANTONELLI da Solenidade Oficial do Congresso, delegado e, também como jornalista, atuamos na cobertura de evento, fazendo boletins para as rádios Imembui e Universidade e textos para o SAUDE PELA PRÁTICA (informe esportivo e o blog: www.saudepelapratica.blogspot.com).

É claro que a nossa memória não é computador, vamos fazer algumas citações, pois são tantos acontecimentos importantíssimos que aconteceram nesse período de 27 anos: Iniciamos com a conquista maior da EDUCAÇÃO FÍSICA que foi a luta pela regulamentação da profissão, que no Congresso desde a sua primeira realização sempre teve destacada campanha e culminou no ano de 1998, a sanção da Lei, assinada pelo presidente Fernando Henrique; Comemoramos em 1999/2009 e 2003, respectivamente os 50 ANOS/60 ANOS DA FIEP BRASIL e os 80 ANOS DA FIEP MUNDIAL, portanto o mais próximo será o ano de 2013, quando estaremos comemorando os 90 ANOS DA FIEP MUNDIAL, assim como faz parte a realização de Assembléia Geral da FIEP MUNDIAL.

PRESENÇA DO CONFEF – A partir de 1999, com a consolidação do SISTEMA Conselho Federal de Educação Física –CONFEF e Conselhos Regionais de Educação Física – CREFs, o Sistema marcou presença forte no Congresso. Sempre com a presença da Diretoria, que inclusive antecedendo o Congresso realiza Assembléia, assim como vários CREFs realizam também suas assembléias, sendo pioneiro o CREF PR. E nestes anos, sempre presente, o professor Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF. É claro que junto ao CONFEF e CREFS figuram personalidades do esporte e Educação Física do Brasil, que juntamente com um corpo docente dos vários cursos e seminários qualificam ainda mais o CONGRESSO DE FOZ.

O Congresso, ao longo destes anos, tem se preocupado com toda a dinâmica da Educação Física do Brasil e do mundo. Em termos de Brasil, a FIEP que conta com o Sistema CONFEF/CREFs, estende ações desde o acadêmico, profissional e as Instituições Superiores de Educação Física – IES do país. Dá continuidade ao Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física; o Forum Nacional de Coordenadores dos Cursos de Educação Física e como FIEP e CONFEF enfatizam a EDUCAÇÃO FÍSICA com a SAÚDE estréia o Seminário de Atividades Física na Atenção à Saúde.

SEM FRONTEIRAS – Do Congresso também foi criado o projeto de PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS FIEP DO BRASIL que tem levado desde 2007 as ações da FIEP do BRASIL para a parte continental da América Central/México, norte do Brasil, nordeste, centro-oeste e agora em 2012, no sudeste; 2013, no sul; 2014 e 2015 América do Sul e culmina em 2016 com a volta ao mundo nos países onde tiveram Jogos Olímpicos e o lançamento do livro em agosto do mesmo ano no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos 2016, no Rio.

NOTA DO EDITOR – Para nós que temos vivido o Evento juntamente com vários outros colegas desde o seu início, tem sido uma marca, certamente, em nossas vidas profissionais e afetivas, pois é um convívio de conhecimentos e também de amizade. Lá nos encontramos. Trocamos idéias, discutimos e ldealizamos projetos para a Educação Física e Esportes. A exemplo agora em Fóz, além das reuniões dos delegados da FIEP, estaremos com o grupo que compõem os integrantes dos SEM FRONTEIRAS ultimando detalhes da viagem ao SUDESTE: MI,ES, RIO e SP, assim como a participação do Congresso Europeu da FIEP em Barcelona com uma esticadinha em Portugal, em Lisboa e Porto e na Espanha, além de Barcelona a cidade de Madri. Por fim rogamos a Deus de que o nosso ENCONTRO 2012 seja como os demais exitoso, que tenhamos as bênçãos e com isso possamos seguir a nossa trilha de levar a EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTE além FRONTEIRAS, através da FIEP com o comando do ALMIR, diretoria da FIEP BRASIL e mais o vice-coordenador do Projeto, Vilson Bagatini (Baga).

COMPARTILHAR: