FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

História

Congressos no Brasil

Desde 1951 quando foi realizado o 1º Evento da FIEP no Brasil na cidade de Santos/SP, até 2008 já foram realizados 242 eventos com organização, promoção, chancela ou apoio da FIEP, realizado em 22 Estados e em 48 cidades.

No Brasil já ocorreram 3 Congressos Mundiais da FIEP, todos na cidade turística de Foz do Iguaçu/PR, sendo coordenados pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn – Delegado Geral da FIEP no Brasil, nos anos de 1991 com 16 países; em 1995 com 19 países e em 2000 com 18 países.

Em janeiro de 2004 realizou-se o 1º Congresso Brasileiro Científico da FIEP, na cidade de Foz do Iguaçu/PR com a apresentação de 863 trabalhos científicos. no 2º Congresso Brasileiro Cientifico da FIEP realizado em janeiro de 2005 foram apresentados mais de 1100 trabalhos científicos, em forma de Artigos, Pôsteres e Temas Livres Orais. E no 3º Congresso Brasileiro Cientifico da FIEP realizado em janeiro de 2006 foram apresentados 775 trabalhos científicos (Artigos, Pôsteres e Temas Livres).

Congresso da FIEP em Foz do Iguaçu

 

História dos Congressos Internacionais de Foz do Iguaçu/PR

No mês de Maio de 1985, Prof. Almir Adolfo Gruhn visitou a Delegacia de Ensino, hoje Núcleo Regional de Educação, para apresentar o Projeto do Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu. Com a presença de diversos professores de Educação Física estava lançada a idéia.

Alguns professores apoiaram a idéia e colaboraram com a iniciativa, entre eles o Prof. Jarbas Inácio de Assis (que até hoje esta presente na organização); Vanda Walz; Paulo Cezar Muller e Kátia Alves e muitos não acreditavam que fosse possível realiza eventos específicos para os Professores de Educação Física.

Congresso da FIEP em Foz do Iguaçu

Em Janeiro de 1986 realiza-se o 1º Congresso Internacional de Educação Física em Foz do Iguaçu/PR, com uma participação de 996 congressistas vindos de 9 países, a presença do Presidente Mundial da FIEP Prof. John Andrews que veio da Inglaterra; Prof. Jacintho Francisco Targa, vice Presidente da FIEP para a América Latina e Prof. Herbert Dutra de Almeida Delegado Geral da FIEP no Brasil.

A cada ano que se passa, comprova-se a afirmação dos Congressos Internacionais da FIEP em Foz do Iguaçu/PR como o maior Congresso da FIEP.

Em 1999 a FIEP do Brasil Comemorou os 50 anos da FIEP no Brasil, durante o 14º Congresso Internacional de Educação Física, com 1539 participantes de 11 países. Durante todo o ano aconteceu homenagens aos 50 anos da FIEP no Brasil.

Na abertura do Congresso, o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física do Brasil teve a sua posse, houve plenária do Conselho Federal e uma grande mobilização dos profissionais em torno do seu Conselho Profissional, através de uma Lei Federal sancionada pelo Presidente da República.

Congresso da FIEP em Foz do Iguaçu

Eventos Paralelos

Em 2002 e nos anos seguintes realizou-se em Foz do Iguaçu/PR vários eventos paralelos, entre eles: – Fórum da Educação Física dos Países do Mercosul,
– Seminário de Legislação Esportiva, – Seminário de Ética e o Fórum de Educação Física Escolar, evento que acontece paralelamente ao Congresso da FIEP, numa promoção da CONFEF.

Comemoração dos 80 anos da FIEP Mundial, durante o 18º Congresso Internacional de Educação Física, com 2388 participantes de 14 países; A FIEP Mundial realizou sua Assembléia Geral; um Jantar comemorativo aos seus 80 anos de Atividades da FIEP e foi lançado a logomarca oficial dos 80 anos. A Sessão Científica do evento recebeu 553 trabalhos.

O Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu é um evento Oficial do Calendário de Foz do Iguaçu, conforme Lei nº 2846 de autoria do vereador Maninho. O evento tem divulgado a cidade Turística de Foz do Iguaçu, em todas as propagandas oficiais tem fotos dos pontos turísticos.

 

CONGRESSO BRASILEIRO DA FIEP

Prof. Vilson Bagatini passa a Bandeira para Profª Albanize Bonfim

É um Evento que realiza-se paralelamente a outros eventos da FIEP, com o intuito de colaborar na divulgação, valorização, organização, dando oportunidade para crescimentos dos outros eventos que apoiamos.

Em 1999 na cidade de Porto Alegre/RS durante o período de 26 a 29 de julho, junto com o, 7º Circuito Conesul de Ed. Física e Pedagogia, sob a coord. do Prof. Vilson Bagatini, surge o 1º Congresso Brasileiro da FIEP, Com a presença de Prof. Almir Adolfo Gruhn, Delegado Geral da FIEP no Brasil e outros delegados.

Em 2001 na cidade de Maceió- AL, realiza-se de 12 a 15 de Julho o 2º Congresso Brasileiro da FIEP, junto com o Congresso Regional da FIEP no Nordeste, sob a coordenação da Profª Albanize Mirindiba Bonfim, Com a presença do Prof. Dr. Jorge Diaz Otanez – Córdoba/Argentina -Vice Presidente da FIEP na América do Sul e outros delegados.

Em 2004 na cidade de Fortaleza/CE realiza-se de 22 a 25 de Abril o 3º Congresso Brasileiro da FIEP, junto ao CONAFF – Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia, coordenador pelo Prof. Robério Maciel e com apoio do Del. João Jakson da Silveira, contou com a presença do Presidente Mundial da FIEP Dr. Manuel Gomes Tubino e outros delegados.

Em 2005 na cidade de Belo Horizonte/MG, realiza-se o 4º Congresso Brasileiro da FIEP durante o período de 7 a 10 de setembro, sob a coord. Geral do Prof. Cláudio Augusto Boschi – Presidente do CREF 6/MG e da Casa da Educação Física, e com a UFMG, CONDIESEF e APEMIG, paralelo ao Congresso Internacional da Casa da Educação Física de Minas Gerais. Com apoio do Delegado da FIEP/MG, Prof. Dalton Ribeiro de Carvalho, na reunião da FIEP contou com a presença do Prof. Sylvio Raso/MG (fundador FIEP do Brasil), Dalton Carvalho/MG, Almir Gruhn/PR, Leonardo Avelato/RJ, Almir Facchinato/SP, Cristiano Cintra/GO.

Em 2007 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, realiza-se o 5º Congresso Brasileiro da FIEP, durante o período de 23 a 26 de Agosto, com a coordenação do Prof. Dr. Ângelo Vargas – Delegado Regional da FIEP-RJ, e do Prof. Ms. Leonardo Allevato – Delegado Adjunto da FIEP-RJ e demais delegados da FIEP/RJ, junto com o 2º Congresso Carioca de Educação Física – FIEP-RJ. A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Presidente Mundial da FIEP, Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, com o tema: Esporte-educação: o caminho para a performance. O evento contou com vários cursos, sessão cientifica e reunião dos Delegados da FIEP.

Em 2009 na cidade do Teresina/PI, será realizado o 6º Congresso Brasileiro da FIEP, durante o período de 30 de Abril a 2 de Maio, com a coordenação do Prof. Ms. Rogério Castelo Branco da Silveira e Profª. Ms. Leonor Maria e Silva P. Araújo – Delegados no Piauí, junto com o 4º Encontro Interdisciplinar e III Congresso Piauiense Científico da FIEP – Delegacia Regional do Piauí, com vários cursos e sessão científica, também contará com a presença dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP, haverá homenagens a professores Pioneiros e Posse dos Delegados do Estado.