FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

História

Cronograma Histórico da FIEP no Brasil (1949-2012)

1949 – Uma Delegação composta por 22 Professores representavam o Brasil na II LINGUIADA DE ESTOCOLMO – Suécia, Presidente Mundial da FIEP Major J.G. Thulin, designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil. Os Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antonio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil); Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil).

1950 – Presidente Mundial Prof. Thulin, visita Brasil e países da América do Sul.

1951 – Realiza-se em Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil.

1959 – Instalado Comitê Brasileiro da FIEP, Professores: Sylvio José Raso, Alfredo Colombo, Antônio Boaventura da Silva e Jacintho Francisco Targa

1963 – Prof. Alfredo Colombo (Rio de Janeiro/RJ) é nomeado o 1º Delegado Nacional da FIEP para o Brasil, (1963 a 1969).

1966 – Professores brasileiros participam do congresso Luso-Brasileiro em Luanda, apresentando de diversos trabalhos científicos.

1969 – Professor Jayr Jordão Ramos (Rio de Janeiro / RJ), é eleito Vice-Presidente da FIEP para a América (1969 até 1980).

1970 – Prof. Jayr Jordão Ramos (Rio de Janeiro/RJ) é nomeado 2º Delegado Nacional da FIEP no Brasil (1970 a 1973).

1970 – Surgiu a Edição Brasileira do Boletim da FIEP.

1971 – Brasil mantêm-se na liderança mundial com o maior número de filiados. Em Portugal é lançado o MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

1973 – Gen Olavo Amaral da Silveira de Belo Horizonte / MG é nomeado 3º Delegado Nacional da FIEP no Brasil (1973 a 1980).

1980 – Prof. Herbert de Almeida Dutra de Belo Horizonte / MG, é nomeado o 4º Delegado Nacional da FIEP para o Brasil (1980 a 1991).

1986 – Janeiro surgem os CONGRESSOS INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E RECREAÇÃO na cidade de Foz do Iguaçu/PR, – O Presidente da FIEP Mundial o Prof. John Andrews, participou do 1º até o 16º Congresso Internacional, quando retirou-se da FIEP no ano 2000.
– Prof. John Andrews – apresenta o Tchoukball no 1º Congresso Internacional da FIEP (13 a 18/jan/86) Foz do Iguaçu.

1987 – Em Canasvieiras/SC e em Foz do Iguaçu/PR – Prof. John Andrews, ministra o Curso de Tchoukball no Brasil.

1989 – Viagem a Europa – Uma Delegação Brasileira visita: (Portugal, Espanha e França), Participa Congresso Língua Portuguesa em La Corunã e na França é recebida pelo Prof. John Andrews.

1992 – Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino é nomeado Vice presidente da FIEP para a América Latina (1992 a 1999).
– Prof. Almir Adolfo Gruhn é nomeado o 5º Delegado Nacional da FIEP no Brasil, desempenhando as funções de (1992 até os dias atuais).

1995 – Durante a realização Congresso FIEP em Foz do Iguaçu/PR, Prof. Jorge Steinhilber lança o “Movimento pela Regulamentação do Profissional de Educação Física” e conta com aprovação e adesão da FIEP, Delegados e congressistas.

1996 – FIEP do Brasil e Universidade do Estadual do Vale do Acaraú – Sobral/CE, realizam a 1ª Pós Graduação com a Chancela da FIEP. Coord. João J. da Silveira e Ricardo Barreto.

1997 – FIEP participar do CONSELHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MERCOSUL, formado com Professores dos Países Latinos.

1998 – Dia 1º de setembro, o Presidente da República do Brasil sancionou a Lei 9696/98 criando o CONFEF, Professor Manoel Tubino e Almir Gruhn são eleitos Conselheiros Federais.

1999 – Comemora-se os 50 anos da FIEP do Brasil, com publicação do Livro dos 50 anos de História da FIEP do Brasil.
– Na Abertura solene do 14º Congresso, realiza-se a Posse dos 1º membros do CONFEF – Conselho Federal de Educação Física do Brasil.
– Em Porto Alegre/RS durante o 7º Circuito Conesul de Ed. Física e Pedagogia, sob a coord. do Prof. Vilson Bagatini, realiza-se o 1º Congresso Brasileiro da FIEP.

2000 – Iniciou-se a Década com o Congresso Mundial da FIEP em Foz do Iguaçu/PR.
– Na Assembléia Geral da FIEP Mundial o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino(RJ) é eleito Presidente Mundial da FIEP com os Brasileiros: Prof. Almir Adolfo Gruhn(PR) – Secretário Mundial e o Prof. Paulo Ernesto Antonelli (PR) Tesoureiro Mundial.
– Durante o evento é lançado o MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA- FIEP/2000, organizado pelo Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino; E o Correio do Brasil, lança um selo do Congresso que tem a participação do Artur Antunes – Zico.

2001 – Realiza-se o 2º Congresso Brasileiro da FIEP, em Maceió/AL, sob a coord. da Profª Albanize Mirindiba Bonfim.

2002 – Realiza-se em Foz do Iguaçu/PR o 1º Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul, evento que acontecerá todos os anos paralelamente ao Congresso da FIEP, numa promoção e organização do CONFEF.

2003 – Comemora-se os 80 anos da FIEP MUNDIAL, iniciando no 18º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP de Foz do Iguaçu/PR.

2004 – Surge o 1º Congresso Brasileiro Científico da FIEP, que recebeu 1086 trabalhos sendo aprovados 863 trabalhos, publicado em Edições Especial da Revista FIEP.
– Em Foz do Iguaçu/PR, realiza-se a Assembléia Geral da FIEP Mundial, sendo reeleita Diretoria Mundial da FIEP, composta pelo Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino(RJ) como Presidente Mundial da FIEP, Prof. Almir Adolfo Gruhn(PR) e o Prof. Paulo Ernesto Antonelli (PR).
– Na cidade de Fortaleza/CE realizou-se o 3º Congresso Brasileiro da FIEP, em Porto Alegre/RS.
– Prof. Ms. Vilson Bagatini evento comemorativo aos 30 anos consecutivos do evento, na oportunidade a FIEP/RS homenageia professores, com o Troféu Prof. Jacintho Francisco Targa.

2005 – Realiza-se em Foz do Iguaçu/PR o 20º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP/2005. Na abertura do Congresso, o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física, tomou posse para o mandato de 2005/2008.
– A Delegacia Geral do Brasil homenageou os Conselheiros Federais do CONFEF com a Medalha de Honra da FIEP do Brasil.
– O Ministro dos Esportes Dr. Agnelo Queiroz e do Dr. Sylvio José Raso o 1º Delegado da FIEP no Brasil, ambos recebem a Medalha de Honra da FIEP do Brasil.
– O CONFEF no Rio de Janeiro/RJ – Com a publicação do “Atlas do Esporte no Brasil”, idealizado pelo Conselheiro do CONFEF, Prof. Dr. Lamartine Pereira da Costa, pela Editora SHAPE, divulga as Ações da FIEP.
– A FIEP apresenta a sociedade a CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, um sonho da Família Fiepiana, em Foz do Iguaçu / PR.
– O 4º Congresso Brasileiro da FIEP é realizado em Belo Horizonte/MG sob a coord.Geral do Prof. Cláudio Augusto Boschi – Presidente do CREF 6/MG.
– Em Teresina/PI Del. Leonor Araújo e Rogério C.B. Silveira organizam o 1º Encontro Interdisciplinar de EF. e Congresso Cientifico FIEP/PI.

2006 – Delegacia Geral do Brasil entregou ao atleta olímpico Bernard Rajzman (Jornada nas Estrelas) a Medalha de Honra da FIEP do Brasil, sendo entregue pelo Presidente da FIEP Dr. Manoel José Gomes Tubino.
– Realizado uma homenagem ao Prof. John Andrews (ex-Presidente Mundial da FIEP falecido no mês de março de 2005), Prof. Nelson Schavalla promove o Iº Torneio Internacional de Tchoukball em homenagem ao Prof. John Andrews.
– Prof. Dr. Cláudio Macedo Reis (RJ), que com mais de 20 anos de FIEP recebeu o Diploma de 1º Delegado de Honra da FIEP no Brasil.
– Os Correios do Brasil e o Clube Filatélico de Foz lança um Selo Personalizado da Casa da Educação Física – FIEP.
– FIEP do Brasil inaugura a Casa da Educação Física – FIEP, sendo prestigiado por autoridades nacionais e internacionais.

2007 – FIEP participa Abertura dos Jogos Pan Americano no Rio de Janeiro,
– Realiza-se no Rio de Janeiro-RJ o 5º Congresso Brasileiro da FIEP.
– Delegação de Professores Brasileiros e Argentinos participam da Viagem de Intercambio de Educação Física nos Países da América Central, o Projeto passa a chamar-se Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP.
No Rio de Janeiro/RJ – é lançado o Dicionário Enciclopédico TUBINO do Esporte – Editora Senac, que divulga a FIEP e o Manifesto Mundial, autores: Manoel Tubino, Fábio Tubino e Fernando Garrido.

2008 – A atual Diretoria da FIEP Mundial é reeleita para mais um mandato (2008/2012).
– Eleita a Diretoria da FIEP no Brasil, Delegado Nacional Prof. Almir Gruhn, Secretário Drt. Julimar Luiz Pereira e Tesoureiro Ms. Pedro Ferreira Reis.
– A Casa da Educação Física inaugura a estatua Dr. Manoel Tubino.
– Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP Brasil realizam 2º Intercâmbio visitando a Região Norte do Brasil (RO,AC,AM, RR,AP,PA).
– Em Macapá/Amapá realiza 1º Congresso de Ed. Física – FIEP/AP, com coordenação Prof. Valdeci Silveira Barbosa.
– Em dezembro Presidente Manoel Tubino faleceu no Rio de Janeiro.

2009 – 24º Congresso Internacional da FIEP é realizado com emoção e muitas homenagens ao Prof. Dr. Manoel Tubino que recentemente faleceu. Na Assembléia da FIEP o Secretario Geral Almir A. Gruhn assume a Presidência da FIEP Mundial, até o final do Mandato.
– FIEP do Brasil comemora 60 anos no Brasil com a publicação do livro dos 60 anos de historia da FIEP do Brasil.
– Com apoio do Del. Claudio A. Boschi da FIEP/MG e do CREF6/MG, Lança a Medalha Prof. Sylvio Raso (Pioneiro da FIEP o Brasil) e homenageia os Delegados, Conselheiros, Profissionais e Convidados.
– Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP Brasil realizam 3º Intercâmbio visita a Região Nordeste do Brasil (MA, PI, CE, RN), Em Teresina/PI realiza-se o 6º Congresso Brasileiro da FIEP, com coordenação Profª Leonor Araújo.

2010 – No 25º Congresso Internacional da FIEP, a Atleta HORTÊNCIA MACÁRIO, e o Jornalista LUCIANO DO VALLE, são homenageados com a Medalha Prof. Sylvio Raso.
– Em Jacarezinho/PR na FAEFIJA comemorou-se os 61 ANOS DA FIEP no Brasil.
– Professores de Educação Física Sem Fronteiras FIEP Brasil realizam 4º Intercâmbio visita a Região Nordeste do Brasil (PB, PE, AL, SE e BA).

2011 – No 26º Congresso Internacional da FIEP, homenageou a atleta de Ginástica a DAIANE DOS SANTOS, o Senador da República: ALVARO DIAS e o Profissional JOSÉ CARLOS BRUNORO, com a Medalha prof. Sylvio Raso.
– A FIEP do Brasil, comemora seus 62 anos de atividades no Brasil, com uma palestra na UNIPAR – F.Ed. Física de Francisco Beltrão/PR.
– Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP Brasil realizam 5º Intercâmbio visita a Região Centro-Oeste do Brasil (MS, MT, GO, DF e TO);
– E o 6º Intercambio Especial no México é realizado em Ciudad do México (Capital), Vera Cruz, Tlaxcala e San Luis Potosi.
– Em Brasília/DF o Senado da República homenageou a FIEP com uma sessão Especial organizada pelo Senador Álvaro Dias (PR).

2012 – Na Abertura do 27º Congresso Internacional da FIEP em Foz do Iguaçu, a FIEP homenageia o Dr. Marco Antonio Laffranchi e a Profª Elisabeth Bueno Laffranchi e o Prof. Marcio Atalla -Coordenador do Medida Certa na TV Globo, com a Medalha Prof. Sylvio Raso.
– Nas comemorações dos 10 anos do CREF9/PR o Prof. Almir A. Gruhn recebeu o titulo de Comendador da Educação Física do Paraná;
– Professores de Educação Física Sem Fronteiras – FIEP Brasil realizam 7º Intercâmbio visita a Região Sudeste do Brasil (MG, ES, RJ e SP); Em Belo Horizonte participa do Congresso dos Países de Língua Portuguesa, realiza Reunião do Comitê Brasileiro e da FIEP América do Sul.
– Goiânia é a sede do 7º Congresso Brasileiro da FIEP, organizado pela FIEP/GO, coord. pelo Prof. Bruno Matos.
– Em Teresina/PI realiza o 7º Encontro Interdisciplinar da FIEP/PI comemorativo aos 40 anos da FIEP/PI.