FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

História

Delegados Pioneiros

Os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil, foram nomeados pelo Presidente Major  Joseph G. Thulin, durante a II Lingíada  de Estocolmo – Suécia, realizada em 1949, evento que contou com o patrocínio da FIEP.

Foram designado os Professores: Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e região Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e região Norte do Brasil);  Antonio Boaventura da Silva (São Paulo e região Oeste do Brasil) e o  Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil),  Nesta oportunidade os professores Brasileiros convidaram o  Prof. Thulin para visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.

O trabalho realizados pelos Delegados pioneiros da FIEP no Brasil foi fundamental para o desenvolvimento das ações  e o crescimento da FIEP,  nos primeiros anos foi muito difícil, até o contato com os professores, devido a pouquíssimos cursos existentes, as correspondências levavam meses para chegar aos seus destinos.

A ação realizada em 1971 pelo Comitê Brasileiro da FIEP, com a de nomeação de Delegado nas regiões menores para que a FIEP pudesse com mais agilidade desenvolver suas ações,  e assim foram nomeados novos Delegados, e também deram toda liberdade de trabalho para os representantes, culminando assim com o desenvolvimento e expansão para todos os estados.

Inicialmente foi divido em várias regiões: Região NORTE  a cargo do Prof. NAGIB COELHO MATNI  de Belém/Pará,  composto pelos seguintes Estados: AC, AM, PA, RR, AP e RO;  Região MEIO – NORTE a cargo do Prof.. José Eduardo Gomes Barreira, de Fortaleza/Ceará, composto dos seguintes Estados: MA, PI e CE;  Região NORDESTE  a cargo do Coronel   Noaldo A. Silva, de Recife/Pernambuco, composto dos seguintes Estados: RN, PE, PB, AL, SE e BA;  Região SUDESTE a cargo do Prof. Manoel José Gomes Tubino do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro, composto dos seguintes Estados: ES, MG, RJ, BG; Região MEIO-SUL a cargo do Prof. Antônio Boaventura da Silva de São Paulo/S.Paulo composto pelo Estado de SP;  Região SUL a cargo do Prof. Jacintho Francisco Targa de Porto Alegre/Rio Grande do Sul; composto dos seguintes Estados: RS,SC e PR; e a Região CENTRO-OESTE,  a cargo do Prof. Inezil Penna Marinho, composto pelos seguintes Estados: GO, MT, DF   (Boletim FIEP / Portugal  vol. 41 Nº 1-2 / 1971).

Somente no ano de 1977, o Delegado Geral da FIEP no Brasil o Gen. Olavo Amaro da Silveira residente em Belo Horizonte/ MG, sentiu a necessidade de definir os representantes da FIEP em todos os Estados e territórios do Brasil,  escolheu e nomeou Delegados Regional e Adjuntos da FIEP e no mês de março de 1977 a FIEP publicava a primeira edição do Boletim da Federação Internacional de Educação Física – Edição Brasileira em Língua Portuguesa, já com a primeira listagem dos Delegados da FIEP em todos os Estados.

Em janeiro/2006 durante o 21º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP em Foz do Iguaçu,  a FIEP inaugura-se a CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA FIEP,  agora temos uma sede e neste local é homenageado os quatro professores pioneiros da FIEP no Brasil.

História dos Pioneiros