FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

História > Delegados Pioneiros

Antonio Boaventura da Silva

Antonio Boaventura da Silva

O conservador da Educação Física Brasileira

Nascido na cidade de Queluz – Estado de São Paulo no dia 20 de Junho de 1915, filho de Joaquim  Boaventura da Silva e Anna Francisca de Oliveira, casado com Elza Fleury de Oliveira e Silva

Estudou o Primário, Secundário e o Normal, de 1922 a 1932 sempre no Instituto de Educação de Guaratinguetá/SP, foi professor primário de Grupo Escolar nos anos de 1935 a 1936, quando decidiu-se e foi cursar a Escola Superior de Educação Física de São Paulo em 1938 e já esta atuando como Inspetor Regional e depois geral do Departamento de Educação Física.

Em 1945 a 1946 foi aos Estados Unidos fazer um curso de Especialização em Educação Física, Saúde e Recreação – Michigan State College of Agriculture and Applied Science;  em 1949 a Estocolmo – Suécia fazer o Curso de Especialização em Ginástica e na oportunidade participou da II Lingíada de Estocolmo, quando foi convidado para ser um dos delegados da FIEP no Brasil.

Como ministrante de Cursos no exterior esteve em quatro oportunidades, participante de eventos em Buenos Aires – Argentina, também trabalhou em Caracas – Venezuela, Assuncion – Paraguai; e em Lima – Peru.

No Brasil ministrou cursos de Extensão, em Congressos, Jornadas, cursos de Aperfeiçoamento e técnicos pedagógicos, nos estados, como: RS, SP, PR, MG, RJ, ES, RN, AM.

Como participante em Congressos, Jornadas, Encontros e Seminários, diversos estados do Brasil e os países como: Uruguai (49), Roma-Itália (60), Lisboa-Portugal(60, Viena (60), Luanda-Angola(66), México (76), Buenos Aires-Argentina(76), Madri-Espanha (77).

Palestrante e Conferencista, em inúmeras Faculdades de Educação Física, apresentou trabalhos em vários eventos no Brasil e no exterior.

Em sua vida de funcionário público,  foi professor  e inspetor do Departamento de Educação Física/SP, Professor de Futebol, Handebol, técnico e Diretor técnico do Departamento de Educação Física, quando oportunizou vários cursos de Aperfeiçoamento e Técnicos para os professores de Educação Física inclusive no interior do Estado de São Paulo.

Foi Presidente da Federação Paulista de Ginástica e da Federação Paulista de Handebol e da Associação dos Professores de Educação Física de São Paulo (52/53) e organizador das demonstrações coletivas de Ginástica realizadas sempre na Semana da Pátria, (41 a 56), Membro e representante de inúmeros Conselhos, comissões para estudos da Educação Física, foi Membro da Delegação Brasileira dos III Jogos Desportivos Luso-Brasileiros realizados em Portugal (66). Desempenhou a função de Vice-Presidente do Conselho de Educação Física da Associação Cristã de Moços (77).

Atuou como Professor catedrático da Cadeira de Educação Física Geral Masculina da USP, Chefe do Departamento de Ginástica da USP, Membro do Conselho Interdepartamental e Orientador do Curso de Pós Graduação da Escola de Educação Física da USP.

Na FIEP, foi um dos professores pioneiros da FIEP, quando aceitou a ser o Delegado do estado de São Paulo e da Região Oeste do Brasil  de 1949 a 1971,  participou do Comitê Brasileiro da FIEP até 1989,  em  1971 solicitou para ficar coordenando somente o Estado de São Paulo.  Também desempenhou a função de Delegado da Federação Internacional de Ginástica Ling.

Destacamos alguns títulos e méritos recebidos; – Medalha do Cinqüentenário da Escola de Educação Física / SP; – Honra ao Mérito do  Dep. De Educação Física e Esportes da SESP, – Medalha ao Mérito dos IV Jogos Panamericanos  como Delegado Técnico de Ginástica, – Mérito  por reconhecimento da Confederação Brasileira de Desportos, – Sócio Honorário da Associação dos Especializados em Educação Física e Desportos do Rio Grande do Sul (71), – Professor “Honoris Causa” da Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (75), – Paraninfo da Turma de Formandos da Faculdade de Ed. Física de Blumenau/SC – FURB (78), – Sócio Honorário da Associação dos Professores de Educação Física do Estrado de São Paulo (78), – Voto de Louvor pela Egrégia Congregação da Escola de Educação Física da USP (79).

Suas principais publicações foram na revista da APEF/SP, Boletim Técnico Informativo – MEC, Revista Brasileira de Educação Física, Universidade de São Paulo – ESEF,  e no Livro Educação pelas Atividades Físicas e de Lazer.  Autor A. Listello,  com uma participação Especial – EDCUSP – E.P.U. -1979

A cinco dias para completar 90 anos,  estava com uma saúde muito boa inclusive, mantinha sua forma fazendo exercícios de ginástica diariamente,   preparava-se para participar do próximo Congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, onde estaria sendo homenageado.

Lamentavelmente a Delegacia da FIEP no Brasil, recebeu a triste notícia enviada pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira comunicando que tinha acabado de volta da solenidade   de despedida do Prof. Boaventura,  transmitimos as condolências em nome da FIEP do Brasil a família em especial a sua esposa e sua filha Lizette Fleury da Silva, que posteriormente encaminhou algumas fotos e documentos para os arquivos da FIEP  e agradeceu a homenagem que em uma das Salas da Casa da Educação Física da FIEP esta sendo homenageado o seu pai.

Nos anexos do livro “60 anos da FIEP no Brasil” está publicado um interessante artigo escrito especialmente ao Prof. Boaventura pelo seu amigo prof. Dr. Mauro Betti.