FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

História

O que é a FIEP?

FIEP é a sigla da Federação Internacional de Educação Física, fundada no dia 02 de Julho de 1923 em Bruxelas – Bélgica. É um organismo mundial, que junto com outros lutam para a difusão da Educação Física do Esporte na perspectiva da Educação.

Tem como objetivo promover em todos os países, o desenvolvimento das Atividades Físicas, Educativas, Recreativas, Lazer, Saúde e Esportes para Todos, a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoando constantemente a proteção da profissão e contribuindo para a cooperação internacional nestes domínios.

A Federação é um organismo independente, não-governamental e pronto para trabalhar com todas as pessoas, instituições e organizações na busca de seus objetivos. Possui uma rede de contatos e de meios de comunicação entre indivíduos e organizações.

Há na Federação uma preocupação na científica e técnica nos aspectos pedagógicos dos objetivos da educação física.

Sua ação desenvolveu-se nos domínios técnicos, científicos, pedagógicos e sociais da educação física, esporte, lazer, aptidão física e saúde, excluindo-se a discussão e toda discriminação de ordem política, religiosa e social.

É reconhecida por várias Organizações no Mundo, como a UNESCO. É membro do Conselho Internacional de Educação Física e Ciência do Esporte (ICSSPE-CIEPSS); e do Comitê Diretor da AIESEP. Também é reconhecida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional.

Já realizou mais de 100 congressos internacionais em inúmeros países de todos os continentes. Publicou o “Manifesto da Educação Física” no ano 1971 … 2000 e continua estudando a concepção de educação física, os meios para o esporte, as técnicas e as formas de ensino, a formação de professores.

Os manifestos foram marcos na formação de todas as gerações de professores de educação física.

A sua Condecoração principal é a Cruz do Mérito Internacional FIEP da Educação Física, em reconhecimento às pessoas que prestaram grandes contribuições à causa internacional da Educação Física, ao Esporte e à Ciência da Atividade Física. Este reconhecimento ocorre sob duas formas: Cruz de Ouro e Cruz de Prata.

Possui a Revista Científica da FIEP, de nível Internacional, que iniciou a circular em 1931 até os dias atuais, sendo editada no Brasil. Conhecida como o BULLETIN FIEP (publicada em quadro idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Português) com o ISSN 0256-6419, sendo enviada a mais de 120 países.

A FIEP é constituída, por uma Diretoria: (Presidente, Vices, Tesoureiro e Secretário); Os Vice-Presidentes Regionais (um de cada Continente), por  sete Seções Internacional; um Diretor Board,  Membros de Honra, Assembléia Geral,  Delegados Nacionais (um em cada País) e os Delegados Regionais. E seu site Mundial é www.fiep.net.   e no Brasil  www.fiepbrasil.org

Através de sete Seções Internacional (Científica, Escolar, Esporte para Todos, Educação Olímpica, Educação Física Adaptada, Educação Física e Esporte para Adultos Maiores História da Educação Física), em breve com mais uma Sessão de Recreação e Lazer.  A FIEP desenvolve o seu trabalho e suas ações nos  países onde possui  Delegados Nacionais. Estas seções tem algumas características especificas:

1) A seção Científica Internacional:
Esta seção tem por objetivos: fazer o equilíbrio do conhecimento e das recentes descobertas científicas, além de suas aplicações para o ensino da educação da criança e da juventude e dos adultos, selecionando artigos que serão publicados no Boletim FIEP; procurando pela investigação científica organizar conferências, encontros, cursos, caravanas etc, permitindo a conexão entre o estudo da teoria e a prática da educação física.

2) A seção Escolar de Educação Física:
O principal objetivo desta seção é aprofundar as ações educativas da Educação Física nos ambientes escolares.

3) A seção Esporte para Todos:
A missão desta seção é o de contribuir para o movimento em favor do esporte para todas as idades utilizando a atividade física no lazer (ginástica voluntária, o esporte para todos).

4) A seção de Educação Olímpica:
Os objetivos desta seção é o de divulgar a experiência educativa do movimento olímpico, enaltecendo os seus valores.

5) A seção de Educação Física para a Adultos Maiores:
Esta seção trata das atividades físicas para pessoas da Terceira Idade.

6) A seção de Educação Física Adaptada:
Esta seção tem como objetivo apoiar todos os trabalhos de inclusão social para as pessoas com necessidades especiais.

7) A seção História da Educação Física e Esporte:
Esta seção se destina a promover e preservar a História da Educação Física e do Esporte, além da reconstrução da memória da FIEP.

8) A seção de Recreação e Lazer: 
Esta seção para tratar das atividades específicas da Recreação e do Lazer ( esta em fase de implantação), ja foi aprovada na Assembléia da FIEP

A FIEP oferece aos seus membros:

a) O FIEP Bulletin que traz material educativo e informativo internacional, em quatro línguas: inglês, francês, espanhol e português.

b) A FIEP facilita o intercambio cultural através de seus delegados espalhados pelo mundo.

c) Possibilidades múltiplas de informação científica, técnica e pedagógica, priorizando a participação em conferências e cursos organizados por ela, com redução dos preços de inscrição.

d) A FIEP  liga por uma rede de computadores os delegados nacionais, as comissões e membros em mais de  cento e vinte países, propiciando pelos meios  eletrônicos o acesso fácil à produção da nossa Federação.

 

Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino (In memorian)
Presidente Mundial da FIEP (jan/2000 a dez/2008)

Prof. Almir Adolfo Gruhn
Delegado Nacional da FIEP no Brasil
Presidente Mundial da FIEP  (2012  a 2016)