FIEP Brasil

FIEP Brasil

Traduzir   Contraste   A+

Projetos

FIEP Bulletin

Na gestão do Gen. Olavo Amaro da Silveira, Presidente do Comitê Brasileiro da FIEP e Delegado Geral da FIEP no Brasil, que tinha como Secretária a Profª. Eustáquia Salvadora de Souza, Tesoureiro Cel. Nelson Bartels todos residentes em Belo Horizonte/MG, surge o Boletim da Federação Internacional de Educação Física – Edição Brasileira em língua Portuguesa.

Com esforços o Editor Gen. Olavo Amaro a Silveira, consegue o patrocínio, apoio e promoção do Departamento de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação e Cultura, com sede em Brasília, que através de seu Diretor-Geral Osny Vasconcellos, os professores do Brasil ganham este importante periódico de Educação Física a nível nacional com conteúdos de nível internacional, com publicação de quatro nº por ano, pois os artigos eram traduzidos e seguindo os padrões do Boletim da FIEP Mundial.

A sua 1ª Edição de volume 47 nº 01 – março/1977, que tinha sua sede em Belo Horizonte/MG. Impresso pela Editora Littera Maciel Ltda, tendo como coordenador do Boletim Brasileiro, o Prof.. Wemerson de Amorim.
Nesta edição tivemos a seguinte apresentação.

“É com satisfação e honra imensuráveis que fazemos a apresentação desta nova publicação patrocinada pelo Departamento de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação e Cultura – A EDIÇÃO B RASILERIA DO BOLETIM DA FIEP!…

Satisfação, por vermos coroados de êxito o esforço e a dedicação do Delegado da FIEP no Brasil, General OLAVO AMARO DA SILVEIRA, um dos perenes batalhadores pela causa da Educação Física no nosso país …

Honra, por termos conseguido sensibilizar a Federação Internacional de Educação Física no sentido de trazer a nós e poder informar, em língua portuguesa, os pensamentos de doutrinadores puros e cós ensinamentos pedagógicos e técnicos dos grandes mestres internacionais, a par de poder estabelecer um canal de comunicação e estar em dia com os acontecimentos da nossa área em outras nações.

Ficamos, assim, imensamente gratificados à FIEP, pela oportunidade que dá ao Brasil, e a todos nós, de, através da periodicidade deste Boletim, aumentarmos mais ainda os nossos conhecimentos e informações e ter, viva, em nosso seio, a presença de uma organização que defende a luta pela Educação Física e nos aviva, constantemente, a vontade de cerrarmos fileiras em torno dela, para que a Educação Física, atividade de base, não seja relegada a plano secundário…

Estamos pois de parabéns! …

Dentro da nossa posição de educador, não poderíamos deixar escapar a oportunidade dessa abertura, para recomendar aos professores de Educação Física, educadores também, a adesão à essa nova fonte de informações que será extremamente útil e que, com este número inaugural, inaugura também uma nova era para a Educação Física no Brasil.

Esperamos, e estamos certos disso, ter satisfação à expectativa de muitos companheiros que labutam nos diversos quadrantes do país e guardam, como nós, no trabalho diário e no silencia de suas noites, a esperança de um desenvolvimento equilibrado e responsável para a nossa Educação Física! …

Ganhou a FIEP … ganhamos nós … ganhou o Brasil!

Osny Vasconcellos – Diretor-geral do DED/MEC
(Boletim FIEP/ Brasil – vol. 47 nº 01/1977 pág. 03)

 

Capa da Edição de 10 anos de Língua Portuguesa
Editado no Brasil

 

Sumário da 1ª Edição:

Apresentação – Osny Vasconcelos;
Nota do Presidente da FIEP e Editorial – Pierre Seurin;
Crônicas Brasileiras – Gen. Olavo Amaro da Silveira
– Reflexões sobre a Edição Brasileira – Gen. Jayr Jordão Ramos
– Ação da Federação através do Comitê Brasileiro
Crônicas Federal – Pierre Seurin (França)
Crônica Científica – Enrique C. Ramiero Brest (Argentino)
Crônicas Escolar – Robert Decker (Luxemburgo)
– Decálogo do professor de Educação Física – Eloy A.Rangel Leza (México)
Crônica do Esporte Para Todos
Reflexões sobre os jogos Olímpicos – Pierre Seurin (França)
Notícias do Mundo –
Dossiê Técnico nº 20 –
– Segurança e Eficiência nas Quedas trazeiras e laterais
J Florençe (Bélgica)
Dirigentes da FIEP no Brasil – Olavo Amaro da Silveira (Brasil)
Esta é a primeira listagem dos Delegados Regionais e Adjuntos do Brasil

E nas contra capas do Boletim, na primeira o Comitê Diretor – FIEP Mundial e na segunda o Que a FIEP oferece a seus participantes e assinantes.

 

Prof. Herbert Dutra de Almeida, Almir Gruhn e Jacintho Targa

 

O Prof. Herbert Dutra de Almeida, foi o responsável pela publicação da Edição Brasileira do Boletim FIEP, até sua última edição e por falta de apoio, a FIEP do Brasil adotou o Boletim da FIEP Mundial.

 

BOLETIM MUNDIAL DA FIEP

Atualmente o Boletim da FIEP Mundial, conhecida como a Revista Científica Internacional da FIEP, de nível internacional, publicada em quatro idiomas: Inglês, Francês, Português e Espanhol, é publicado desde 1931 e enviado para 129 países, esta em seu volume 79 e tem como Editor e Diretor o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino, sendo editada no Brasil com publicações de 4 em 4 meses, ISSN 0256-6419.

 

Capa do Boletim da FIEP, nº 1
publicado pela FIGL em Fevereiro de 1931
Capa atual do Boletim FIEP